Um Líder de Avivamento - parte 4
4 – A Vitória Consolidada.
1º Os Filisteus Avançando. (I Sm.7:9-10).
Os filisteus estavam avançando contra Israel, que se encontrava agora indefeso, todos reunidos para buscar a Deus. Como iriam agora enfrentar o inimigo com suas armas e armaduras? O povo confiou em Deus, e o profeta Samuel orou ao mesmo tempo em que ofereceu um sacrifício ao Senhor.
Com isto o profeta Samuel declarou publicamente que estava ao lado do Senhor, no caminho que Ele traçara através do sacrifício (v.9). No momento do sacrifício, quando a confiança foi posta em Deus, o inimigo foi derrotado.
A nossa vitória vem de outro sacrifício; um sacrifício perfeito; o sacrifício do calvário; o sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Foi ali junto ao altar e seu sacrifício que a vitória foi consolidada. Jesus é o nosso altar, e também o nosso sacrifício. Aleluia! (Hb.13:10).
2º Os Filisteus Derrotados. (I Sm.7:10-13).
Os recursos de Deus são infinitos na guerra contra o mal. Aqui Ele usou as forças da natureza. Essas forças têm energias que só o seu Criador conhece. Ele as controla, mas também as libera quando quer. Israel participou da vitória para que visse e sentisse o que Deus tinha feito (v.11).
Quem está ao lado do Senhor terá também o Senhor ao seu lado para vencer o mal, é o que vemos nesta passagem bíblica. Pois, a vitória do Senhor é completa e duradoura (v.13; e Rm.8:37).
Conclusão:
O profeta Samuel levantou um memorial de gratidão pela vitória. (I Sm.7:12). “Tomou então Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer e disse: até aqui nos ajudou o Senhor”.
A palavra Ebenézer significa: “pedra da ajuda”. As palavras do profeta Samuel mostram que o Deus fiel no passado (até aqui) não muda em tempo algum.