Um Líder Destemido - parte 1
Texto = Neemias 4:20. “O nosso Deus pelejará por nós”.
Introdução:
Este é um assunto de fundamental importância para todos os que são chamados ao exercício da liderança ministerial. No livro de Neemias, este tema é de uma amplitude tão singular, que os princípios ali desenvolvidos podem até mesmo ser aplicados em qualquer outra atividade humana que exija liderança sábia, decisiva e eficiente.
1 – AS REAIS CONDIÇÕES DOS JUDEUS NO PERÍODO PÓS-EXÍLIO.
1º - Um povo em plena crise de identidade.
Após o longo período de cativeiro (70 anos), o povo, em sua maior parte, constituía-se de uma nova geração que nasceu em pleno exílio babilônico, sem o mesmo lastro de seus antepassados, apesar da forte formação religiosa que os judeus transmitiam aos seus filhos, em qualquer circunstância, obedecendo aos ensinos de Jeová. Todavia, aos judeus em Babilônia faltava uma pátria, o idioma nem sempre era o hebraico e o maior de todos os tesouros, a Palavra de Deus, não ocupava a mesma atenção de outrora.
2º - Um povo sob a influência de costumes estranhos.
De regresso à Palestina, os judeus vieram impregnados pela influência dos costumes pagãos e, para piorar ainda mais a situação deles, tiveram que conviver em meio a outros povos cujo padrão de vida contrastava com a santidade de Deus. Lá estavam os samaritanos, os arábios, os amonitas e os asdoditas (estes um resíduo dos antigos filisteus), com os quais os judeus foram misturar-se através do casamento, não dando a mínima atenção ao que preceituava a lei de Moisés. Quantos, ainda hoje, usam do mesmo expediente e querem introduzir os costumes mundanos na igreja!
3º - Um povo vulnerável em sua religiosidade.
Apesar do esforço sobre-humano de Esdras, o escriba da Lei de Deus, a reforma religiosa por ele empreendida só veio ter resultados práticos anos mais tarde, já na época de Neemias em Jerusalém. Até então o povo continuava indiferente em sua religiosidade, isto porque faltava um líder que pudesse dirimir todas as questões e ser ouvido por todos.
4º - Um povo vulnerável da defesa do seu território.
Finalmente as reais condições do povo judeu se revelavam pela falta de segurança em suas próprias fronteiras (Ne. 1:1-3; 2:17).
Continua...