Um Líder Espiritual - parte 1 | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Um Líder Espiritual - parte 1

Texto = Salmos 105:4.

“Buscai o Senhor e o seu poder; buscai perpetuamente a sua presença”.

Introdução:
O tema que vamos abordar destaca a posição de um rei que, reconhecendo seus erros, tomou o caminho da humilhação, ainda que frente a uma difícil situação e sob sérias ameaças do inimigo, vindo a convencer-se de sua fraqueza e de que só o Senhor poderia garantir a vitória ao seu povo. Este rei foi Josafá, que a meu ver pode ser considerado um Líder Espiritual.

1 – O REINADO DE JOSAFÁ.

1º - Os antecedentes do rei.

Josafá, nome que em hebraico significa: “Jeová julga”, foi o quarto rei de Judá desde a divisão do reino, contemporâneo de Acabe, rei de Israel, com quem viveu em paz. Era filho do rei Asa a quem substituiu no trono e de quem aprendeu boas lições de obediência e submissão ao Senhor (I Reis 22:43).

2º - A mudança de comportamento.

Seguindo o registro bíblico, vamos encontrar o rei admoestando os juízes por ele nomeados a que se preocupassem em temer ao Senhor (II Cr. 19:7-10). Isto prova que os momentos de fraqueza foram superados e que o rei havia alcançado o perdão e a graça do Senhor para continuar a conduzir o povo com sabedoria e retidão.

3º - A mensagem recebida.

Quando parecia que tudo estava muito calmo e a paz reinando entre os povos vizinhos, chegam alguns mensageiros com um aviso importante para o rei. Uma grande multidão aproximava-se de Judá a guerrear contra Josafá e seu povo.

Continua...