Um Líder Fiel - parte 1
Texto = Daniel 6:4.
Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa.
Introdução:
Aquele que guarda a Palavra de Deus no coração é preservado da contaminação do mundo, por causa da sua fidelidade. Daniel nos legou o verdadeiro exemplo de fidelidade a Deus, e sua fidelidade obteve a aprovação e a consequente recompensa divina. Deus jamais deixa os seus servos desamparados (Sl.9:10).
1 – A DECISÃO DE DANIEL.
1º - Não se contaminar. (Dn.1:8).
Foi uma decisão difícil e ousada, pois quem desobedecesse às ordens reais seria severamente punido, talvez com pena de morte. Contudo, Daniel, tendo sido criado dentro dos preceitos da Lei de Deus, temia contaminar-se com alimentos, provavelmente consagrados aos deuses pagãos dos caldeus, ou que não eram preparados segundo a Lei (Lv.17:10-14). Daniel enfrentou um dilema que muitos jovens que temem a Deus ainda enfrentam hoje em seus trabalhos, em suas escolas e, às vezes, até em seus lares. Como resolver a situação? Sendo fiel ao Senhor seu Deus. Certamente Daniel orou pedindo orientação para resolver o problema. Uma vez recebida à direção divina ele resolveu...
2º - Humilhar-se e pedir.
Com muita prudência e humildade, Daniel foi falar com o chefe dos eunucos e pedir-lhe que o ajudasse a solucionar o dilema, trocando o alimento determinado pelo rei por legumes e água. “Deus concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos” (v.9), e este o recebeu e o ouviu gentil e pacientemente (o que não devia ser comum, pois certamente Daniel teve de pedir audiência ao importante oficial do rei). Porém o eunuco chefe não o atendeu em suas pretensões, temendo que o rei viesse a descobrir sua desobediência às ordens existentes sobre o assunto e o punisse severamente.
3º - Confiar na misericórdia de Deus.
E foi falar dessa vez, com o cozinheiro chefe. (Este era o homem preparado por Deus para atender o seu fiel servo).
Continua...