Um Líder Temente a Deus - Parte 1
Texto = II Reis 23:1-7, 21-25.
Introdução:
Neste estudo em série estaremos falando sobre a vida do maior rei de Judá: Josias. Pois, segundo as próprias palavras da Bíblia, antes e depois dele nunca se levantou outro igual. Seu nome significa: “Jeová sustenta”. Era, filho de Amom e neto de Manassés, ambos abomináveis. Contudo, Josias foi temente a Deus, vejamos algumas qualidades desse líder:
1 – JOSIAS FOI UM REFORMADOR.
1º Uma síntese histórica do Reino do Sul (Judá).
Após o cativeiro das dez tribos do Reino do Norte (Israel), em 722 a.C., Judá o Reino do Sul permaneceu como reino único por, aproximadamente, 135 anos. O Período que vai desde os últimos anos de Israel até a queda de Judá é chamado “A Idade Áurea da Profecia”, devido a atuação dos muitos profetas enviados por Deus, exortando aqueles dois reinos ao arrependimento. Quando Israel rejeitou os profetas e os matou, foi levado para o cativeiro assírio, desaparecendo das páginas da história (II Rs.23:17-18, 23). No início desse período, Judá se arrependeu, sob Ezequias, pelo que Deus adiou temporariamente o seu juízo.
2º Josias e o seu grande desafio.
O desafio com o qual Josias se deparou era sem dúvida de proporções gigantescas. Judá estava enterrado no pecado. Havia apenas uma saída, e esta, graças a Deus foi tomada pelo rei. Josias não podia fazer outra coisa a não ser olhar para cima, olhar para Deus.
3º Josias, um reformador zeloso.
A reforma imprimida pelo rei de Judá foi muito mais completa e extensa que a de Ezequias (II Rs.23:13), pois não somente destruiu todos os lugares altos, em Judá e Benjamim, mas, seu zelo reformador, o levou a atravessar Efraim e Benjamim, tendo chegado tão ao Norte como Naftali, na Galiléia (II Cr.34:6). Por toda a parte ele extirpou cada vestígio de adoração pagã (II Rs.23:19-20; II Cr.34:7). O profeta Jeremias fez alusão, de forma muito amistosa, à justiça e ao zelo de Josias pela obra de Deus (Jr.22:15).
Continua...