Um Líder Temente a Deus - Parte 3 | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Um Líder Temente a Deus - Parte 3

3 – JOSIAS UM LÍDER ESPIRITUAL.

1º - Andou nos caminhos de Davi (II Cr.34:2).

É interessante dizer que, quando a Bíblia relata a história dos maus reis, tanto os de Israel como os de Judá, ela declara, já de início: “E fez o que era mau perante o Senhor”. Mas, no caso do rei Josias, a Palavra de Deus diz: “Fez o que era reto perante o Senhor, andou em todo o caminho de seu pai Davi e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda”.

2º - Restaurou o culto no templo (II Cr.35:1-10).

Depois de ter extirpado todo o tipo de adoração pagã do meio do povo, e de ter derribado todos os altares e imagens de abominação, Josias restaurou o culto no templo. Lá estavam os novos levitas, todos eles já purificados, servindo ao Senhor. Aleluia!

3º - Ordenou a expiação nacional (II Cr.35:11-17).

Um dos pontos altos no programa de reforma de Josias foi que, às vésperas da celebração da Páscoa, que agora havia sido centralizada no templo, os sacerdotes e levitas fizeram a expiação do pecado de cada família, de cada integrante da nação de Judá.

CONCLUSÃO:

Aproximadamente no ano 616 a.C., coligaram-se babilônios e medos contra a Assíria e em 612 caiu Nínive, a capital do País. O rei assírio retirou-se para Harã, na região do Eufrates, onde permaneceu dois anos esperando auxílio egípcio, que, finalmente, lhe foi trazido pelo Faraó Neco, no ano 609 a.C. Josias, a quem não faltavam razões para se voltar contra a dominação assíria, usando mais ousadia do que prudência, quis embargar a passagem a Neco, de sorte a impedir a conjunção das forças egípcias com a assíria, e foi justamente aí que foi ferido mortalmente. (II Cr.35:20-24).


Milton Paes