Um Lider Ungido - Parte 3 | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Um Lider Ungido - Parte 3

3 – UM JOVEM FAZENDO PARTE DO PLANO DE DEUS.

Desde o Éden, por ocasião da queda do homem, Deus revelou seu plano de redenção, o qual estava preparado antes da fundação do mundo (Ef.1:24). Este plano foi colocado em prática, através dos tempos, chamando homens, separando uma nação, conquistando vitórias para o seu povo, até que tudo se cumprisse em seu Filho Jesus. Neste contexto vamos encontrar o jovem e simples pastor decidido mesmo sem saber o que Deus pretendia fazer dele, ocupar-se em obedecer e seguir às ordens divinas.

Da mesma forma, como antigamente Deus usava jovens, como foi ocaso de Daniel. E crianças, como foi ocaso de Samuel e da menina judia em casa de Naamã. E também homens e mulheres avançados em idade, como o caso de Abraão e Sara. O Senhor continua usando aqueles se dispõem a fazer a Sua vontade e a submeter-se ao seu querer. Deus quer encontrar homens de coração puro e reto e de abnegada dedicação ao trabalho.

Depois de todas as provas e estando já amadurecido para ocupar a posição de rei, Davi foi chamado a ocupar o trono. O reinado de Israel estendeu grandemente suas fronteiras pelas conquistas obtidas e tornou-se uma nação, verdadeiramente grande e respeitada por todas as nações vizinhas.

1º Uma Descendência Abençoada.

Deus prometeu que abençoaria a descendência de Davi e cumpriu Sua promessa. Depois de Davi, veio a reinar seu filho Salomão, que foi o monarca mais sábio, mais poderoso e mais rico de Israel. Foi uma época abençoada, quando o povo passou por um período de paz e tranquilidade, sem guerras, e por esse motivo o grande e majestoso templo de Jerusalém pode ser construído (I RS.6:11-13). A nação de Israel subsistiu a muitos ataques e até mesmo escravidão e exílio. Deus preparou todas as coisas e tornou tudo aos seus lugares até que se cumprissem as profecias acerca da Casa de Davi (Jr.23:5; Mq.5:2-3).

2º O Ungido de Deus.

Deus ungiu a Davi, isto é, separou-o para um trabalho especial, dotou-o das qualidades necessárias e encheu-o do Espírito Santo e de poder para que ele tivesse condições de conquistar vitórias sem precedentes para o povo de Israel. Davi foi um rei segundo o coração de Deus (I Sm.13:14), o que nos faz entender que Davi não fazia a sua própria vontade, mas a do Senhor.

Conclusão:

Tudo isso foi muito importante. Porém, precisamos compreender que era apenas a preparação para o maior acontecimento de todos os tempos na história da humanidade. Um descendente de Davi nasceria em Belém, cidade de Davi, e seria o Messias prometido, o Salvador do mundo, e este foi Jesus Cristo, o Ungido de Deus (Is.61:1-2; At.10:38).

 

Milton Paes