Um Líder Vencedor - Parte 3
3 – O DESAFIO.
Agora Elias lança um desafio. Um desafio que poderia demonstrar o poder do verdadeiro Deus. Elias sabia que o povo estava confuso. Uma demonstração do poder de Deus seria capaz de levar o povo ao conhecimento da verdade. Aquele que respondesse a oração de seu profeta, enviando fogo do céu, esse seria o verdadeiro Deus.
1º O povo é convocado.
Elias pediu que juntassem todos os adoradores de Baal no Monte Carmelo. Eles se confrontariam e o povo saberia quem era o verdadeiro Deus e quais os profetas falsos. (I Rs.18:19-21).
2º Entre dois deuses.
O povo estava confuso e incapaz de tomar uma decisão, vejamos:
– Havia aliança com os infiéis. (I Rs.18:31).
O casamento de Acabe com a princesa pagã havia causado todo aquele mal. Israel já havia fracassado por ter se ajuntado com os infiéis (Nm.25:1-3). As palavras de Jesus à igreja de Pérgamo são um alerta até hoje para que evitemos tais alianças (Ap.2:14).
– Havia os indecisos. (I Rs.18:21).
São muitos os textos bíblicos que alertam contra a indecisão, a covardia e a timidez na área espiritual (II Rs.17:41; Os.10:2; Ap.21:8; etc). O povo estava dividido entre dois pensamentos. Muitos hoje estão correndo o mesmo perigo. Devemos nos posicionar como cristãos, colocar Deus em primeiro lugar em nossa vida e buscar o Seu reino e a Sua justiça.
3º Resposta por fogo.
O profeta escolheu uma forma de desafio que de forma alguma poderia ser conseguida com qualquer truque. No alto de um monte, diante do povo, todos estavam atentos para ver quem seria capaz de fazer descer fogo do céu.
Continua...