Um Líder Vencedor - parte 4
4 – A SEGURANÇA DO PROFETA.
1º Calma sustentada pela fé. (I Rs.18:23).
Por que o profeta teve a coragem de lançar tal desafio? Durante todo o tempo, Elias assistia tranquilo ao esforço dos profetas de Baal. Em dado momento, o profeta de Deus chega a zombar do esforço dos falsos profetas. Elias sabia quem era o Deus a quem ele servia! Aleluia! O nosso Deus não falha nunca. E o que é maravilhoso, Ele continua o mesmo (Hb.13:8).
Deus quer realizar milagres em nosso meio, mas é preciso que os preparativos sejam feitos. Aquilo que deve ser feito pelo homem, Deus não faz, vejamos alguns exemplos:
1 – O Altar erguido. (I Rs.18:30-32).
2 – O reino de Israel estava dividido, mas, seguindo a orientação divina, o profeta usou doze pedras representando as doze tribos de Israel (I Rs.18:31).
3 – A vida espiritual em ordem e a união entre os salvos: são imprescindíveis para a plena operação do Espírito Santo. Era assim na Igreja Apostólica de Atos (At.1:14; 2:42).
4 – O holocausto preparado. (I Rs.18:33). O sacrifício pode representar as orações dos santos que são apresentadas a Deus diariamente. Elias cuidou para que o sacrifício estivesse em ordem.
2º Lugar para Deus agir. (II Co.12-9).
A cena estava preparada para que Deus provasse ao seu povo que Ele era o verdadeiro Deus. Elias preparou tudo e fez uma oração simples para servir de testemunho (I Rs.18:37), tal como a oração de Jesus junto ao túmulo de Lázaro (Jo.11:41-42). O importante era a operação de Deus e não a atuação do profeta.
Quando o discípulo esta fazendo o que Deus manda, ele não precisa preocupar-se com as consequências. Se nós fazemos o que devemos, Deus cumpre a sua parte. Deus age de uma maneira especial e o seu nome é glorificado. Veja o que o Senhor disse ao Apóstolo Paulo (II Co.12:9).
3º Alegria antecipada da vitória. (I Rs.18:27).
Quando a luta é do Senhor o discípulo pode estar tranquilo e alegrar-se antecipadamente, pois a vitória é certa. Elias podia esperar horas e horas e, enquanto isso, sentir o júbilo da Vitória. Muitas vezes o Senhor não age quando e como esperamos, mas não precisamos ficar preocupados ou tristes, pois quanto mais parece tardar o Senhor, maior é a bênção.
Conclusão:
Elias foi um grande vencedor! Sua vitória estava no fato de que ele fazia o que Deus lhe ordenava e confiava que Deus não o decepcionaria. A vida de Elias nem sempre transcorreu tranquila. Ele viveu em uma época de grande corrupção política, moral e espiritual. A sua vitória é prova de que o cristão pode ser vencedor, mesmo que tenha de viver e trabalhar entre ímpios. Quanto maiores são as trevas, maior é o brilho da luz (Mt.5:14-16). Então, se formos obedientes ao Senhor e confiarmos nele, podemos vencer, assim como Elias venceu!
Ap. Milton Paes