Um Lider Vocacionado - parte 2
2 – ASPECTOS IMPORTANTES DA VOCAÇÃO DE ISAIAS
Naquela época Isaias estava passando por uma fase bem difícil porquanto o rei Uzias, a quem convivia no palácio, havia morrido. Depois de prestar grandes benefícios ao seu povo e de ter feito Judá prosperar durante o seu longo reinado, o rei Uzias cometeu transgressões contra o Senhor, e por essa razão ficou leproso até a sua morte (II Cr.26:16-23). Naqueles dias a segurança do povo judeu encontrava-se ameaçada pelo jugo dos assírios. Foi, vivendo tal situação desesperadora, que Isaias colocou-se diante do altar para implorar a ajuda divina.
1º - A Visão Gloriosa.
Prostrado ali no templo, diante do altar de Deus, esperando por certo que Jeová viesse em seu auxílio, renovando-lhe as forças e concedendo-lhe ânimo e coragem para continuar a vencer tamanhas dificuldades. Isaias começa a ver, de repente, coisas maravilhosas. O Senhor apareceu-lhe em Sua grandeza e majestade assentado num trono, assistido por uma comitiva de serafins, que continuamente exaltavam a glória e a grandeza do Todo-Poderoso.
2º - Situação diante de Deus.
Diante do poder e da voz do que falava e que fazia tremer até os umbrais do templo, Isaias percebe a glória divina encher toda a casa, e, tomado de grande temor sentiu que ia perecer em face de tamanha grandeza. Sentindo-se assim, tão pequeno, clamou pedindo socorro dos céus: “Ai de mim! Estou perdido!”.
3º - Prontidão para o trabalho.
A mudança foi instantânea e radical. Isaias foi tocado e, no mesmo instante, a iniquidade foi retirada e os pecados perdoados. Daquele momento em diante ele não se sentiu mais fraco, culpado, medroso e, muito menos, atemorizado. Ele se sentia, como uma nova criatura, atento para ouvir a ordem divina, pronto para obedecer e corajoso para executar. Naquele sublime momento, ele pode ouvir a chamada divina que convocava alguém que tivesse disposto a ser enviado. Muitos cristãos em nossos dias, não conseguem ouvir a voz de Deus, que continua ainda a convocar mensageiros que possam ir a este mundo conturbado e submerso no pecado, levar a mensagem de salvação.
4º - A resposta decisiva.
Isaias não duvidou, não mediu esforços e nem mais se preocupou com as circunstâncias adversas. Certamente que Deus estava precisando de alguém para entregar uma mensagem que em nada agradaria o povo judeu. A resposta de Isaias veio prontamente: “Eis-me, aqui, envia-me a mim” (v.8). Ele sentia-se apto a exercer a função, habilitado para o ministério profético.
Continua...