Um Líder Vocacionado - parte 3
3 – DISCERNINDO A VOCAÇÃO DIVINA.
1º - Deus chama para fins específicos.
Por sua Onisciência e Onipresença, Deus conhece e sente as necessidades da sua Igreja e de cada cristão em particular. Deus nos chama de diversas maneiras e para diversas finalidades, de acordo com a necessidade apresentada. É necessário que cada discípulo esteja em condições de ouvir a chamada divina, conhecendo a voz do Senhor (I Rs. 19:9-13).
2º - A chamada para o trabalho requer preparo.
Ninguém pense que poderá fazer a obra do Senhor de qualquer maneira. O exemplo de Isaias é muito claro e convincente. Muitas pessoas recebem a vocação divina e correm precipitadamente para executar o trabalho. Não demora muito e estão voltando derrotados, infelizes e decepcionados, simplesmente porque não tiveram um preparo antecipado.
3º - Preparo Espiritual.
Viver uma vida pautada na Palavra de Deus, passar momentos em íntima comunhão com o Senhor para que as impurezas sejam retiradas, produzir frutos do Espírito, eis às condições necessárias para quem quer ser usado por Deus.
4º - Preparo Intelectual.
Ser um assíduo estudante da Bíblia é uma necessidade, a fim de que possa ter respostas certas no momento exato. Possuir certo conhecimento geral para, entre outras coisas, poder comprovar o cumprimento das Escrituras e saber dissertar sobre os vários assuntos correlacionados com a Bíblia.
Conclusão:
Isaias era um estadista, por esta razão Deus o usou com mensagens dirigidas às mais altas camadas sociais do seu tempo. Deus chama seus servos e usa a cada um à medida de sua capacidade.
Milton Rocha Paes