Um Modelo de Conduta | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Um Modelo de Conduta

Texto = Gênesis 45:8.

Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como governador sobre toda a terra do Egito. 

Introdução:

As provações e desafios nos ajudam a fortalecer a fé e nos fazem crescer em graça e maturidade. José é um exemplo disso. José foi o décimo primeiro filho de Jacó (o filho onze), o primeiro com Raquel. Aos 17 anos fora vendido pelos seus irmãos, como escravo e com 30 anos de idade era o segundo homem mais poderoso do país mais importante do mundo daquela época. A história da vida de José tem muitas lições a nos ensinar: Qual foi o seu segredo? Como se tornou um vencedor?

Pelo menos quatro princípios são encontrados na vida deste homem:

 

Sempre manteve sua fidelidade a Deus;

 

A Presença de Deus em sua vida;

 

Jamais murmurou diante das circunstâncias;

 

Aproveitou cada oportunidade para trabalhar e testemunhar.

 

Conclusão:

José morreu no Egito, depois de passar mais de noventa anos da sua vida longe da terra prometida. (Gn. 50.22-26). Contudo, ele jamais abriu mão da certeza de que Deus um dia, finalmente, cumpriria a promessa de entregar Canaã nas mãos dos seus irmãos, os herdeiros naturais da aliança que Deus fizera com Abraão (vv. 24,25). Esta é, sem dúvida nenhuma, uma das mais belas histórias do Antigo Testamento, por inúmeras razões. 

Primeiro, porque José foi quem abriu o caminho para que Israel fosse morar no Egito, onde se transformou em uma poderosa nação. 

Segundo, porque o personagem de José é um tipo que prefigura o caráter e a história de Jesus, o Salvador.

Terceiro, porque José se constitui um exemplo de fidelidade inigualável em todo o Antigo Testamento.

 
A história de José é muito mais que o simples retrato de um homem de grande caráter e de fé admirável. É também um marco decisivo na história do povo escolhido de Deus e um modelo de conduta para todos quantos desejam sinceramente ser fiéis ao Senhor. 

 

Ap. Milton Rocha Paes