Vencendo o Descontentamento | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Vencendo o Descontentamento

Texto = Números 11:1-10.

Introdução:
Um dos maiores perigos em qualquer agrupamento, inclusive na igreja é termos pessoas em seu meio que sempre estão descontentes e insatisfeitas. São pessoas que acham defeito em tudo e acabam contagiando outras pessoas. Você conhece alguma pessoa assim? A Bíblia nos ensina que: Em tudo devemos dar graças a Deus. Vejamos algumas lições quando as pessoas de espírito descontente estão em nosso meio:

1 – Um Espírito Descontente Entristece o Senhor.

Podemos entender isso através dos nossos próprios sentimentos. Quando os dependentes: os filhos, os empregados ou aqueles que recebem ajuda estão sempre a reclamar, isso nos entristece. No caso dos homens para com Deus a murmuração é muito pior, pois não merecem bem algum de suas mãos, muito pelo contrário. (Leia e comente o que diz em: Lamentações 3:39 e Salmos 103:10).

2 – Um Espírito Descontente Despreza a Provisão de Deus.

Israel tinha o maná; porém, suspirava por peixes, pepinos, melões, cebolas, que tinham no Egito. A murmuração é prejudicial a nós mesmos, pois nos impede de desfrutar do que já temos. A murmuração levou as pessoas a difamarem o alimento dos anjos, chamando-o este pão vil. Muitos estão descontentes com o calor de hoje, com a chuva de manhã, com a profissão que escolheu, com o cônjuge que casou, com a igreja que frequenta, com o salário que recebeu e com o líder que Deus lhe deu.

3 – Um Espírito Descontente Mostra que a Mente Precisa ser Transformada.

A graça de Deus agindo em nós colocaria os nossos desejos em ordem e manteria os nossos pensamentos em seus devidos lugares: Contentamento com aquilo que temos (Hebreus 13:5; I Timóteo 6:7-8); Moderados naquilo que pedimos ou desejamos (Provérbios 30:8). Se você não conseguiu tudo o que queria, aprenda com Jesus (Mateus 26:39). Nunca se esqueça: “Deus pode não dar tudo o que você quer, mas Ele te dará tudo o que você precisa”. Os murmuradores morrem no deserto e não desfrutam do Reino de Deus (Números 1:32-33). Quanto mais tempo a pessoa murmura mais tempo demora em sair do deserto. Disse T. Watson: “Nossa murmuração é a música do diabo; este é aquele pecado que Deus não pode suportar”.

Conclusão:
Uma criança estava chorando de raiva, quando a sua mãe disse: “Se você está chorando sem motivo, logo vou dar-lhe algo porque chorar”. Das palavras dessa mãe aprendemos que aqueles que choram por nada, estão fazendo uma vara para as suas próprias costas, e provavelmente serão castigados. Porém, aqueles que mantêm um espírito de confiança e gratidão a Deus alcançam os seus sonhos à semelhança de Calebe (Números 14:22-24).

Em I Timóteo 6:8 diz: Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos contentes.

Que Deus nos abençoe,

 

Ap. Milton Paes