Vencer a Depressão | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Vencer a Depressão

Texto: I Reis 19:1-18.

Introdução:

A Depressão ou melancolia é um problema muito comum e antigo na vida humana. Todos nós já experimentamos até certo ponto, algum tipo de depressão em alguma fase da nossa vida. É atualmente a doença que mais afeta a humanidade.
Muitos cristãos negam a possibilidade de um verdadeiro crente ficar deprimido. O nosso objetivo é provar que a graça de Deus não nos impede de passar por depressões. Vejamos algumas lições sobre o assunto:

1 – A Bíblia e a Depressão.

Infelizmente os cristãos interpretam suas depressões somente em termos espirituais. O estar deprimido é sintoma de pecado ou desobediência a Deus. Contudo, a Bíblia nos permite estudar o problema através da experiência de dedicados servos do Senhor: Alguns exemplos: (Jó3:11); Moisés (Nm. 11:15); Davi (Sl.42:5); Jonas (Jn. 4:13). Tais exemplos revelam o realismo bíblico da depressão. Mas, a Bíblia mostra quem pode nos socorrer nos momentos difíceis (Hb.4:15 e 2:18).

2 – Algumas Causas da Depressão.

1º – Cansaço físico. O excesso de trabalho provoca o stress. O profeta Elias estava muito cansado com o trabalho realizado no Carmelo (I Rs.18:46).

2º – Carência de ocupação.

Enquanto Elias teve o trabalho de profeta para realizar, mesmo difícil como tal, tudo ia bem. Achava-se útil. Mas, para ele, a sua ocupação acabou. Com a desmoralização pública de Baal e a morte dos seus 450 profetas, Elias entendeu que a idolatria em Israel chegara ao fim. A desgraça de um homem começa quando ele se acha inútil.

3º – Desapontamento de suas expectativas.

No Monte Carmelo o grande objetivo pelo qual Elias vivera parecia a ponto de realizar-se. Os profetas de Baal foram mortos; Jeová foi reconhecido a uma só voz; A falsa adoração foi derrubada; A transformação de Israel num reino de Deus, quase foi realizada. Mas, em um só dia todo esse quadro brilhante foi aniquilado.

3 – Tratamento dado por Deus ao Deprimido.

1º – Deus reuniu as forças exaustas de seu servo. Deus permitiu que ele dormisse e o alimentou com refeições miraculosas (I Rs.19:5-8). O melhor remédio para a depressão é o descanso.

2º – Deus permitiu que ele desabafasse o seu pesar. Muitas vezes, esse é o alívio imediato. Elias expôs seu problema, e assim, acalmou a própria mente (I Rs.19:10).

3º – Deus o fez sentir a seriedade da vida. Que fazes aqui Elias? (I Rs.19:9). A vida é ação. O profeta estava atuando, mas lamentando-se. Essa pergunta se repete a todos nós, despertando-nos de nosso comodismo e da nossa falta de compromisso.

Conclusão.
O mais forte e mais fiel sobre a terra está sujeito a momentos de desânimo e depressão. Elias era um herói da fé, mas também era um vaso de barro (II Co.4:7). E a sua experiência revela que nos momentos mais difíceis da vida Deus ministra conforto aos seus servos (Rm.8:26). Graças a Deus! Ele não nos deixa lutar sozinhos.

Que Deus nos abençoe,

 

Milton Rocha Paes