Vida eterna | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Vida eterna

Texto = Lucas 10:25-28.

Introdução:

A hipocrisia é um dos defeitos que Cristo mais condenou na vida dos religiosos em sua época, ela é constituída na falsidade e fingimento. O hipócrita é uma pessoa que finge ter qualidades ou sentimentos bons, que realmente não tem, é uma pessoa que engana a si própria. No texto encontramos um homem, muito religioso, formado doutor da lei, um mestre nato, que na forma teórica conhecia a todos os requisitos de Deus para uma vida plena. Os doutores da lei, também chamado Escribas, eram mestres entre os judeus, formados e preparados para ensinar a lei de Moisés ao povo. E ele interroga a Cristo a respeito da certeza da vida eterna. Que farei para herdar a vida eterna? Cristo responde com outra pergunta. O que está escrito? Vejamos no que constitui a certeza da vida eterna:

1 – COMUNHÃO COM DEUS.

Deus sempre quis ter comunhão com o homem desde o início da criação, vemos claramente isto no Éden. Portanto, devemos:

1º Amar a Deus de todo o nosso coração:

A palavra que descreve isto é a “Adoração”. Nós existimos para adorar a Deus. Não importa se estamos em grupo ou sozinhos. Quando expressamos o nosso amor por Deus, O adoramos. A Bíblia diz: Mt. 4:10. Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás. (observe a palavra adorar vem antes de servir).

Adorar a Deus é o propósito maior da Igreja, ou de cada pessoa individualmente. Muitos trabalham o tempo todo, mais não adoram a Deus.

2º Amar a Deus de toda a nossa alma:

A alma é o intelecto, o conhecimento, a emoção, a razão. E Deus quer que nossa adoração seja de alto nível. Deus não quer que em minha alma habite outra pessoa e divida a sua adoração. Ele quer uma adoração completa, perfeita e verdadeira.

2 – COMUNHÃO COM O PROXÍMO.

Ame a seu próximo como a si mesmo. A palavra que define amor ao próximo é comunhão. Quem é o nosso próximo? É qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, que quando necessita de nós precisamos fazer algo para ajudá-la. Quem não ama a seu próximo é mentiroso. E não tem comunhão com Deus. A Bíblia diz em I João 4:20. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e aborrece o seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama a seu irmão; ao qual viu como pode amar a Deus a quem não viu. Pois quem ama a si mesmo; não deseja mal a si próprio. Assim, também, devemos amar e ter comunhão com o nosso próximo. A igreja apostólica do Novo Testamento amava uns aos outros e tinham comunhão uns com os outros. Um exemplo digno de ser imitado por todos os discípulos de Cristo em todos os tempos.

CONCLUSÃO:
A palavra “religião” vem do latim “religare”, que se traduz religar a Deus. Mas, o Cristianismo é mais do que religião é comunhão é vida. Muitos através da religião ligam o seu coração a superstições, a deuses estranhos e as religiões. São pessoas que tem dificuldades para se aproximar de Deus, e por isso não conseguem ter comunhão com Deus. Porém, a Bíblia diz que Deus quer ter comunhão conosco. Mas para ter comunhão com Deus precisamos ter comunhão com o próximo. E assim temos a certeza da vida eterna.

Que Deus nos abençoe,

 

Ap. Milton Paes