Vivendo na Aliança - parte 1 | IAVB - Igreja Apostólica Vale da Bênção

Vivendo na Aliança - parte 1

Texto = Hebreus 8:10

Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo. 

Introdução:
Quando Deus criou o mundo, o homem, e todas as coisas, fez tudo perfeito. Porém, a Bíblia diz que o primeiro Adão pecou e toda a humanidade com ele. Jesus veio, o Último Adão e morreu pela humanidade.  Na aliança do primeiro Adão há morte. Na aliança do Último Adão, vida. Na aliança do primeiro Adão há maldição. Na aliança do Último Adão, bênçãos. Na aliança do primeiro Adão há derrotas. Na aliança do Último Adão, vitórias. Então há vida, bênçãos e vitórias contra morte, maldição e derrota. Quem está em Jesus, na Aliança Superior, está na vida, na bênção e na vitória. “Aquele que está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas passaram e tudo se fez novo” (II Coríntios 5:17).

1 – A aliança do casamento.

No casamento, por exemplo, a aliança é 100% boa, mas não podemos negar que existem situações que são complicadas. Mas o casamento é possível porque chamamos para dentro da aliança o cordão de três dobras. Jesus é o lado mais forte, Ele protege o lado mais frágil da aliança. O lado forte da aliança ministra sobre nós um novo encorajamento e mostra que a aliança não se quebra quando uma das partes é mais forte e a outra mais frágil. Na aliança, é imprescindível que haja a parte mais forte, à parte indesistível. É a parte mais forte da aliança que suporta e vence, que não permite que haja rachaduras, que ministra ao fraco até fazê-lo forte.

2 – Aliança da Igreja.

Na aliança entre Deus e a Igreja, Jesus é o lado mais forte. Ele diz que ainda que você seja infiel para com Ele, todavia Ele é Fiel. Jesus é o Senhor da Igreja. Infelizmente a Igreja que sou eu e você, testemunha mal de Jesus. O que ocorre é que quando temos atitudes incompatíveis com o que ministramos e o mundo espera que sejamos de fato, a parte frágil começa a questionar o caráter da Igreja e, por que não dizer, o caráter de Cristo. Por outro lado, não podemo-nos esquecer de que vivemos em um mundo imperfeito. Logo, quem não quiser conviver com problemas terá de pedir para morrer. Jesus disse que no mundo teríamos aflições e que se tivéssemos bom ânimo venceríamos.

Conclusão:

Quando estamos em aliança não há problemas ou perseguições que possam nos arrancar do propósito de Deus! Pois, todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8:28). Porque estamos debaixo da aliança somos protegidos e recebemos livramentos de Deus.

Continua...

Que Deus nos abençoe,

 

Ap. Milton Paes