Vivendo na Aliança - parte 3
Texto = Hebreus 810.
Porque esta é a aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo.
Introdução:
Quem está em Jesus, na Aliança Superior, está na vida, na bênção e na vitória. “Aquele que está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas passaram e tudo se fez novo” (II Coríntios 5:17). Vamos aprender sobre mais dois tipos de alianças, aliança que nos dá cobertura e aliança que nos protege da morte.
1 – Aliança nos dá cobertura.
A Bíblia diz: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia”. (I Pedro 2:9-10).
Jesus é Sacerdote da aliança, é o Patriarca da aliança, o Senhor da aliança, o Rei da aliança, o Primogênito da aliança. “O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência” (Colossences 1:15-18).
A verdadeira aliança consiste em estar em Deus, ser ministrado e levado a interesse de viver na aliança e pela aliança. Quem conhece o Autor da aliança, conhece as promessas da aliança.
2 – Aliança nos protege da morte.
Quem está debaixo da aliança tem direito a viver dois níveis de vida: Primeiro – vida longa na Terra; Segundo – vida eterna no Céu. Deus não quer que nenhum justo passe na Terra sem cumprir seus longos dias. Todas as vezes que o diabo armar uma morte para você a aliança tem o poder de quebrar o laço da morte. A palavra diz que a remissão dos pecados alonga os dias de vida. Nossos pecados não existem mais porque estamos em aliança com o Deus Todo Poderoso. Ele lançou nossos pecados no mar do esquecimento. Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniqüidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade. Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar. (Miquéias 7:18,19).
Conclusão:
Deus não quer que você fique lembrando o passado, alimentando feridas. Ele quer que você profetize bênçãos. A chamada para sua vida é para caminhar em aliança até que se cumpram os seus dias e os seus projetos na Terra.
Que Deus nos abençoe,
Ap. Milton Paes